quinta-feira, setembro 17, 2020

Sempre me inclinei em direção às publicações autorais. Algo em mim toma essa liberdade criativa como merecedora de muita atenção, pois o seu...

17/09/2020 - Autorais Online

Nenhum comentário:
 

Sempre me inclinei em direção às publicações autorais. Algo em mim toma essa liberdade criativa como merecedora de muita atenção, pois o seu propósito maior não é essencialmente comercial. Encanta-me este conceito desprendido de fazer surgir ideias, emoções, argumentos, ou contar uma história segundo o livre pensamento e a cultura de que se é adepto. O atrativo maior das obras autorais está em sua possibilidade de expressar sem prestar contas a ninguém, transmitindo a sua mensagem autenticamente.
Vandalistia - Um de meus trabalhos autorais.
E, nesses casos, vale tudo. Tudo mesmo. Do singelo ao escatológico. Um produto que não prometeu algo antes de ser entregue, nem se dispôs a resolver a vida de ninguém e cujo o maior mote é a inconsequência de ser sincero até os ossos. Mas nem por isso o artista autoral é menos competente. Ele resiste em suas convicções e tem decisão sobre o que acredita e entende. Um poder que ele pode se valer e ninguém lhe tomar.

Essa postura artística se faz presente, através dos anos, seguindo sempre o slogan do "Faça Você Mesmo", hoje potencializado pelos inúmeros meios de produções e divulgações digitais. O que vem unindo artistas de vocação e desenvoltura, compartilhando sua força criativa pelas telas e monitores em torno do mundo. Acompanho alguns trabalhos autorais online que me inspiram e despertam profunda admiração. Interesse que me fez querer compartilhar um pouco das encantadoras obras e autores desse nicho, que às margens desse afã por popularidade "algorítmica", buscam um lugar sob o Sol com grande honestidade.

Raul Galli

[Divulgação] Ilustração de Raul Galli.
Conheci o Raul na faculdade, nos identificamos como artistas do traço em poucos minutos de conversa. É um ser-humano admirável, sinto uma elevada energia em sua presença. Também um artista completo: no Desenho, na Música e nas Artes Marciais. E como quadrinista, escreveu e desenhou a série "Terra Incógnita", inspirada em jogadas de RPG e que é simplesmente sensacional. Uma leitura que faz viajar em um mundo de bruxaria e aventuras em lugares distantes.
 
 

Evaristo Ramos

[Divulgação] Ilustração de Evaristo Ramos.
Evaristo é um fera, um cara extremamente culto, de personalidade e muito talento. Ele foi bastante acessível quando critiquei, através de um e-mail, a sua primeira HQ, o "Desmortos" (desenvolvido em parceria com outro autor). É dele uma das melhores webcomics que já li na internet, a série "Paralelos". Na primeira fase dessa HQ seriada, Evaristo nos convida a inúmeras reflexões, sobre relações humanas, artes, destino, a vida, etc... De forma sensível e refletiva. Atualmente também trabalha de forma colaborativa, no site Tapas, em "A Balada do Calibre 38" e "As Sombras Sobre Dois Rios".
http://evaristoramos.blogspot.com/
https://www.instagram.com/_evaristoramos/

 
Devaneio Aleatório

[Divulgação] Ilustração de Devaneio Aleatório.
O Jok e a Jéssica formam o projeto "Devaneio Aleatório". Estive em algumas lives com eles no início desse ano e acho esse pessoal demais. O trabalho do Devaneio Aleatórios é bastante conceitual e místico, com influências de Neil Gaiman e de Magia contemporânea. Personagens como Lillith e Devaneio surgem entre frases de efeitos e questões filosóficas, em passagens que tratam sobre o que pouco sabemos existir entre o céu e a terra. O Jok registra o progresso de seu trabalho em lives no Twitch.


Trarei outros posts como este no futuro, pois há muitos artistas dos quais eu gostaria de falar. Assunto que certamente trará boas novidades ao leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário